domingo, 1 de outubro de 2017

Autárquicas 2017 e adiada Regionalização



Hoje dia de Autárquicas 2017. O poder autárquico é fundamental. Dever de votar ainda mais, ainda que possamos lá ir, para votar em branco, não sendo meu caso. Mas aprecio muito quem vota em branco de forma consciente, pode ser um ótimo ato de protesto com sistema.
Já que falei de sistema, imensa revolta por Constituição ainda não estar cumprida, a sempre adiada REGIONALIZAÇÃO.
E quero acrescentar algo de político incorreto, mas necessário. O centralismo da unicidade pátria vem dizendo que irá passar cada vez mais competências para autarquias. Felizmente tenho licenciatura em Administração pela UM, sei o que é economia de escala, sei que muitas das competências que estão no poder central, não devendo lá estar, será má política passá-las para Autarquias, deviam sim passar para Região.
Em Portugal há seis Regiões/plano, desde o tempo pasme-se do Governo Marcelo Caetano, e bem delineadas. Só que as ditas CCDR's não têm poder eleito, é nomeado pelo poder central.
Porquê? Porque centralismo de unicidade pátria prefere dividir para reinar, o que é péssimo. Depois irei apontar exemplos concretos de como o poder demasiado repartido por municípios é prejudicial, fariam sentido, na tal economia de escala, na Região.
Falarei tb do reacionarismo de dizerem que Regionalização aumenta despesa. Quanto custam Associações de Municípios, o que fazem analisando em termos custo/benefício? Ah..., mas Catalunha! Pois, tudo serve para amedrontar!...
Sempre defendi, defenderei a Unidade da Pátria, mas recuso que em nome dela não se façam Regiões, como tem demais Europa desenvolvida.
Quanto a Catalunha, dos perigos da Regionalização, era bom que Portugal e Espanha fizessem autocrítica da forma solidária como seguiram países da UE que mais contribuíram para desmembramento da ex-Jugoslávia, depois reconheceram Kosovo, pátria inicial do povo sérbio (o uso de “b” é intencional), e permitiram para agradar a islâmicos a criação do estado pró-islâmico do Kosovo.
Claro que islâmicos têm agradecido à União Europeia com contínuos atentados terroristas.
Mas sobre custos da Regionalização e Unidade da Pátria voltaremos de novo.
Mas fica apelo: - Hoje vamos votar, eu já o fiz.