A PROPÓSITO DO POST “Lógica e falácia correlação-causalidade” NO BLOG “DE RERUM NATURA”, DE JORGE BUESCU. IN:
http://dererummundi.blogspot.com/2007/04/lgica-e-falcia-correlao-causalidade.html
Este foi o post (paper) que em 2007 me fez mudar de opinião acerca do tão propalado aquecimento global por pretensa culpa humana. Como disse o saudoso Eng. Rui Moura “querem condená-lo, mas o Homem está inocente”.
“E o aumento do CO2 sempre se seguiu ao aumento de temperatura!”.
O aumento do CO2 é consequência e não causa do tal pretenso aquecimento global. Quem comanda tudo? O Sol, outras causas que o homem não controla, que dificilmente poderá vir a controlar por mais que evoluam ciência e tecnologia. Há que ter humildade acerca da nossa condição no contexto do Universo onde vivemos.
Mudanças climáticas sempre as houve antes, e agora durante a aventura humana na Terra. No futuro continuarão com humanos ou sem eles.
O CO2 antropogénico é irrelevante no clima a nível global quando muito influencia localmente. Muito do que dizem (Al Gore, IPCC, outros) tudo é uma grande fraude para se justificarem ecotretas, algumas de pessoas bem-intencionadas mas bem enganadas, tudo ao serviço da publicidade, para venda de produtos de indústrias emergentes.
Mas devemos ter consciência ambiental?! Com certeza sem fundamentalismos de certos ecotretas que geralmente vivem em cidades, que muita pouca vivência têm do que é viver em ambiente rural, como por exemplo como eu, que cá vou tratando da minha propriedade, agora mais depois de me aposentar da docência. Ela é a minha “Tormes”, desse bom romance de Eça de Queiroz, “A Cidade e as Serras”.
Ao Prof. Jorge Buescu, que não conheço pessoalmente, um muito obrigado pelo post. Foi com ele que despoletou curiosidade para mais pesquisa que me tem confirmado o que disse. Destaco aqui papel do bolg “Mitos Climáticos do saudoso Eng. Rui Moura, e recentemente, além de outras pesquisas, a entrevista do Prof. Igor Khmelinskii, ao bom programa da RTP2, “Bairro Alto” de Fialho Gouveia (filho), bem como blog deste.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Será? Será? Será?
É preciso ter muito cuidado quando se escreve sobre um tema tão sensível como este.
A meu ver a poluição acelera as alterações climáticas. O Homem não está inocente! Torna-se necessário alterar radicalmente o nosso comportamento de total desrespeito pela Natureza.
Enviar um comentário