sábado, 19 de dezembro de 2009
Não se confunda poluição com alterações climáticas
Comentário meu ao artigo Expresso On-line em 2009-12-19 sab: "Copenhaga: acordo vago e sem ambição acaba com liderança da UE"
A cimeira de Copenhaga acaba sem honra porque começa com um não problema, a pretensa causalidade do CO2 antropogénico no dito aquecimento global, que discutível, corrige-se o tiro para alterações climáticas.
Quem pretender outra informação além do politicamente correcto do IPCC veja por ex:
- post “Lógica e falácia da correlação-causalidade” (2007, Prof. Jorge Buescu), blog De Rerum Natura;
- Climategate, posição Prof. Delgado Domingos divulgada no Expresso;
- O programa Expresso da Meia-Noite, SIC Notícias: Cimeira de Copenhaga em: http://videos.sapo.pt/ . Atente-se na posição do Eng.º Rui Moura autor do blog Mitos Climáticos.
A visão apocalíptica do Homem responsável pelas alterações climáticas omite causas bem mais reais para a circulação atmosférica responsável por possíveis alterações climáticas:
- ciclos de Milankovitch que têm a ver com movimento de precessão dos equinócios; excentricidade orbital e inclinação do eixo da terra.
- ciclos de actividade solar, de que fala Buescu, que ocorrem mais ou menos de 11 em onze anos.
- as variações magnéticas.
Para se ver a falta de isenção científica do IPCC vasta lembrar que procuraram minimizar em relatório a existência do período medieval quente (séc. X a XIV) que permitiu a aventura marítima Viking, procurando-se só relacionar o dito aquecimento global com a revolução industrial de meados do séc. XVIII até presente?
Combata-se poluição sem demagogia, não se confunda esta com alterações climáticas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário