quarta-feira, 2 de março de 2016

Regionalização TAP e Rui Moreira


"Como se explica que a região Norte, tendo uma taxa de cobertura de exportações de 140%, continue a ter rendimentos per capita dos mais baixos?"


Bravo Presidente da CMP, Rui Moreira! 

Mas é preciso mobilizarmos todo o norte galaico-galécico, acabarmos de vez com a mentalidade colonial do Terreiro do Paço. Gostava que Presidente Rui Moreira, com líder da Cidade/Município mais emblemático do nosso Norte, fosse capaz de mobilizar não só Porto, mas demais Norte.

Ora não tem sido possível até ao presente, conseguir-se a mais que justa Regionalização, constitucionalmente aprovada, mas que centralistas adiam “sine die”. Urge - Regionalização já!... - para evitarmos disto, outros males.
.

Ora o citado de Rui Moreira, é para mim, sem dúvida, um dos melhores argumentos na defesa da mais do que necessária Regionalização.

Foi por no passado ter constatado isto, que sendo o Norte uma das regiões com melhor taxa de cobertura das importações pelas exportações, ser depois das que tem mais baixo PIB regional, bem como Índice de poder de compra associado, que me tornei regionalista, que hoje aprofundo minha luta com grande entusiasmo.

Constatei também à data, que era e Região Norte e Centro que tinham das melhores taxas de cobertura das importações pelas exportações, as tais seis Regiões-plano continentais, que vêm do tempo do Prof Marcelo Caetano. Até ele á data constatou que distritos funcionavam mal e criou as seis regiões-plano, hoje aplidadas de NUTII, seis no continente, mais as duas já regionalizadas - Açores e Madeira.

Ora a pior taxa cobertura das regiões (NUTII) no que refere a cobertura de exportações por importações são precisamente as regiões Lisboa/Vale do Tejo e Madeira, paradoxalmente as duas de PIB mais alto.

Claro que Jardim puxava a brasa a sua sardinha, isso até era argumento para não haver regionalização. Mas contra-argumento:

-Se todo o País estivesse regionalizado não haveria já mecanismos de maior equidade que evitassem estas assimetrias regionais? E o que faz depois Lisboa? 

Como Lisboa/Vale do Tejo tinha/tem dos PIB’s regionais mais altos, Bruxelas corta fundos, dá mais obviamente às regiões menos desenvolvidas.

Que fazem centralistas, com Sócrates também à data a alinhar, apesar de ter dito defender Regionalização?

Inventam conceito spin-off, dizendo que há investimentos, como e.g. formação, feita em Lisboa, que é difusora de desenvolvimento para todo o País.

Grandes vigaristas estes centralistas, paradoxalmente isto Bruxelas já aceita!

Ora por que perante isto não é isto fácil sabermos indignarmo-nos?

O poder centralista, manipula, faz estatísticas por Município, não compara isto por NUTII. Dá inclusive poderes aos Municípios que em países regionalizados estão nas regiões, porque só nelas fazem sentido, por questão de dimensão de programação estarem.

Por que se isto então?

-Dividir para reinar, é óbvio! Centralismo colonialista do Terreiro do Paço assim pode continuar a colonizar melhor o retângulo, como denunciou Paulo de Morais, em artigo JN:

- "Regionalizar Paço a passo".

Há, pois, que exigirmos estatísticas por NUTII, as tais regiões-plano para Bruxelas ver, se  contrastar taxa de cobertura de Importações por Exportações por Região, com PIB e índice de poder de compra das populações abrangidas por cada NUTII.

De facto depois de ouvirmos aqui as verdades como punhos de Rui Moreira, acerca da TAP, razão tinha Pinto a Costa com aquele seu humor ácido mas muito inteligente, ter dito que aquilo não é a TAP - Transportadora Aérea Nacional, mas sim a Transportadora Aérea da Portela. 


Grande Pinto da Costa! Não sou portista, mas admiro neste e noutros casos a sua fina ironia.

Ora tomem que é democrático!..., centralistas saloios de Lisboa e outros "miguéis de vasconcelos" parolos da província que aí lhes fazem o jogo.

Pena que Pinto da Costa não se tenha dedicado à Política, pois, com a obra que fez no FCP, se estivesse na Política, Norte já seria região autónoma tal como Açores e Madeira, demais Portugal continental estaria já regionalizado.

Mas recorde-se que mesmo só no futebol, Pinto da Costa tem dado uma expressão de grande qualidade informativa ao Porto Canal de que FCP é acionista maioritário, que rivaliza bem com centralistas informações de SIC-Notícias, RTP3, TVI/24.

Um grande bem-haja à informação de Porto Canal, seu diretor Júlio Magalhães, equipa de jonalistas, demais profissionais que aí trabalham, e claro FCP como acionista principal que sendo empresa privada oferece este bom serviço público ao Norte. Bem-haja seu líder Pinto da Costa!

Viva o Norte galaico/galécico, do rio Minho ao Mondego!...

 https://www.youtube.com/watch?v=zvjSHuBPtfQ




Sem comentários: